Avaliação e Reabilitação do Processamento Auditivo: Do Diagnóstico à Intervenção

Instituto Infante

Sobre o Curso

1. Introdução ao Processamento Auditivo:
o Definição de processamento auditivo central (PAC) e sua relevância na audição normal.
o Diferença entre perda auditiva periférica e distúrbios de processamento auditivo.
o Aspectos anatômicos e fisiológicos do sistema auditivo central.
o Fatores que podem afetar o PAC (como envelhecimento, traumas, doenças neurológicas, etc.).
2. Avaliação do Processamento Auditivo:
o Princípios e objetivos da avaliação do PAC.
o Testes comportamentais no diagnóstico de distúrbios do PAC.
o Como interpretar os resultados e estabelecer o diagnóstico diferencial.

Módulo 1

 Introdução ao Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)
● Definição e Características do TEA
● Transtornos concomitantes e comorbidades
● Diversidade dentro do espectro: autismo de alto e baixo funcionamento
● Etiologia e Fatores de Risco
● Perspectivas atuais sobre as causas do TEA


Módulo 2

Atuação Fonoaudiológica com Pessoas com TEA
● Como o fonoaudiólogo contribui para o diagnóstico do TEA
● Distinção entre TEA e outros transtornos de desenvolvimento
● Diagnóstico diferencial com outros transtornos de comunicação
● Colaboração Interdisciplinar, multi e transdisciplinar
● O papel do fonoaudiólogo nos diversos ambientes

Módulo 3

 Comunicação, Linguagem e Fala
● Conceitos iniciais: comunicação, linguagem e fala
● Desenvolvimento típico
● Desenvolvimentos atípicos: TEA e outros transtornos

Módulo 4

 Avaliação Fonoaudiológica em Pessoas com TEA
● Tipos de avaliação
● Ferramentas de Avaliação
● Avaliação Precoce
● Diagnóstico diferencial
● Desafios na Avaliação de Crianças com TEA

Módulo 5

Terapia Fonoaudiológica no TEA
● Objetivos Terapêuticos no TEA
● Estabelecimento de metas de comunicação e linguagem
● Tipos de intervenção fonoaudiológica

Módulo 6

Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA)
● O que é, para que serve, quando e como utilizar
● Quem faz o que?

Módulo 7

Discussões Práticas e trocas de experiências
● Análise de Exemplos de Casos Clínicos trazidos pelos participantes
● Troca de Experiências: Debate sobre as dificuldades e desafios enfrentados pelos
profissionais
● Compartilhamento de boas práticas no atendimento fonoaudiológico

Fonoaudióloga com Mestrado, doutorado e pós-doutorado em Linguística.
Atua com pessoas com transtornos de Neurodesenvolvimento, comunicação, linguagem e/ou fala, famílias e profissionais há mais de duas décadas.

É idealizadora e diretora clínica do Espaço ComPasso, que oferece serviços de Fonoaudiologia em formatos presencial (SP) e remoto.

Dra Lílian Kuhn

AI Website Builder